Treliça metálica: entenda o que é

16 maio 2016

Conheça um pouco mais sobre a treliça metálica, estrutura que dá sustentação e suporte para uma obra

estrutura treliça metálicaA treliça metálica é uma estrutura que pode ser do tipo bidimensional ou tridimensional. Ela geralmente é empregada para o suporte e resistência dos mais variados tipos de obras, que compreende desde telhados e mezaninos, até construções de pontes e torres de alta tensão.

A treliça metálica serve como base para uma estrutura não perder a forma, ou se romper, em caso de eventuais estresses e abalos ocasionados por agentes naturais ou ação do tempo.

São conhecidas também por serem triangulares, construídas com elementos metálicos retos que se interseccionam, transformados em arranjos essenciais para a composição de uma obra. Ou seja, a treliça metálica conta com cinco ou mais elementos que possuem um ponto em comum dentro de um mesmo plano.

 

Nos casos de treliças bidimensionais – conhecida também como planar – a estrutura recebe esse nome em virtude da associação triangular única dentro de todo seu plano. O grande diferencial desse tipo de treliça metálica é que sua configuração permite vencer grandes vãos, se comparado com as usuais vigas, usadas em demasia pela construção civil.

 

Já a treliça tridimensional, como o próprio nome entrega, possui uma estrutura de tetraedro. Portanto, exemplificando geometricamente, todo seu plano é composto por seis membros em quatro articulações. São utilizadas nas construções de estruturas que visam suporte redobrado, já que o arranjo de treliças tridimensionais oferece mais resistência.

 

A Rasmetal, empresa especializada em estruturas metálicas, conta com a fabricação de treliças metálicas entre seus serviços. A companhia projeta, fabrica e instala, sob medida, as seguintes configurações: shad em tesoura treliçada com lanternim de ventilação permanente; arco treliçado atirantado; tesoura treliçada atirantada com lanternim de ventilação; estrutura tesoura treliçada atirantada com fechamento de ventilação permanente nas laterais; e estrutura arco treliçado atirantado com lanternim de ventilação permanente.

 

Para conhecer mais detalhadamente os serviços prestados pela Rasmetal, não deixe de visitar este link. Se esse texto sobre treliça metálica foi esclarecedor, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais.